Papiloscopistas do Núcleo de Identificação (NID/DREX/SR/PF/CE) realizaram um treinamento de identificação humana por meio das impressões de solados de pés e de calçados, com aula prática, na Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará. Na abertura, o delegado Regional de Polícia Judiciária (DRPJ), Alan Robson Alexandrino, saudou os presentes e parabenizou a iniciativa do NID-CE , ressaltando a importante contribuição dos papiloscopistas na produção de conhecimento científico. Delegados e representantes de outras delegacias também estiveram presentes no evento, bem como papiloscopistas da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que foram convidados a participar.
A fundamentação jurídica do assunto ficou a cargo do Papiloscopista Policial Federal PPF Nazareno Feitosa, enquanto as aulas teórica e prática foram ministradas pelo PPF Durval Alcântara. A primeira abordagem do tema tratou de mostrar tipos de marcas de solados encontrado na cena do crime, como tb de pegadas. Mostrou vários tipos de superfícies e breve análise técnico-científica no confronto entre marcas de solados e pegadas levantadas na cena do crime, uso adequado de régua, numeração e fotografias das marcas de solados e pegadas, além de mostrar o correto uso do tripé e da câmera digital em fotografar as impressões. E por fim demonstrado o programa que faz as medições das marcas de solados e pegadas.
A segunda abordagem (prática) foi dividida em dois momentos: o primeiro na técnica do uso de gesso na coleta das impressões de marcas de solados nas superfícies de areia, vegetação e barro e no segundo momento as técnicas de levantamento de marcas de pegadas na cena do crime com uso de pós, lanterna, régua e suporte secundário ao retirar do piso liso as impressões.
“Continuaremos promovendo, apoiando e realizando atividades relacionadas à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico na área de identificação humana, tanto civil quanto criminal, conforme preconiza nosso estatuto em seu Art.25-I. Estamos prontos para apoiar cada Núcleo de Identificação”. ( PPF Régis – Presidente da ABRAPOL ).