Papiloscopistas da Polícia Federal realizaram de 22 a 30/01/2024, em Cuiabá/MT, o Treinamento MBIS/PF para para especialistas em impressões digitais daquele estado. Os instrutores do treinamento foram os Papiloscopistas Policiais Federais: Hernani Rodrigues Ribeiro Junior, Mario Macedo de Almeida Castro e Renan Bittencourt Coelho Scorza Goncalves, todos lotados e em exercício no Instituto Nacional de Identificação. A capacitação também contou com a participação de servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso – Politec/MT.
O Sistema Automatizado de Identificação Biométrica – ABIS surgiu com o objetivo de modernizar o Sistema AFIS, incluindo novas tecnologias que aumentaram sua potencialidade nas atividades de comparação de impressões digitais e biometria facial.
O treinamento realizado em Cuiabá foi organizado pela Superintendência da PF em Mato Grosso em conjunto com o Instituto Nacional de Identificação (INI). Três PAPILOSCOPISTAS vieram em missão do INI em Brasília/DF para conduzir a instrução.
A capacitação foi promovida tendo em vista a recente celebração do Acordo de Cooperação Técnica nº 03/2022, celebrado entre a Polícia Federal e a Secretaria de Estado de Segurança Pública. O acordo tem como objeto o desenvolvimento e o compartilhamento de tecnologias, de informações e de recursos de informática, com o intuito de alcançar harmonização, extração, análise e difusão de sistemas, dados e informações.