Foi iniciada a inclusão do banco de dados do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH) do estado do Pará no Sistema Automatizado de Informações Biométricas (ABIS) da Polícia Federal. A importação de 1.176.627 registros para inclusão e pesquisa no sistema será mais um avanço para detectar em torno de 7200 fraudes, o que facilitará a elaboração de inúmeros laudos nos próximos meses, por meio da comparação dos dados biométricos antigos e novos realizados pelos papiloscopistas do NID/PA/PF, o que demandará consequentemente a missão e/ou lotação de novos PPFs para àquele estado.
A inclusão no ABIS, aumentará a eficiência no combate às falsidades ideológicas de documentos (documentos previdenciários, passaportes, carteiras de identidade), fraudes eleitorais, criação de novas identidades, identificação de pessoas desaparecidas e identificação de cadáveres ignorados. Haverá também a positivação de impressões digitais latentes reveladas em locais de crimes e fragmentos revelados em materiais periciados no laboratório de papiloscopia.
“A ABRAPOL compreende a imensa necessidade de continuar pleiteando perante a gestão os concursos para PPFs, haja vista que já temos inclusive dezenas de papiloscopistas em vias de se aposentar” (Presidente da ABRAPOL)