No dia 09 de abril se reuniu a pedido do presidente reeleito da ABRAPOL (Régis) uma comitiva com Diretores nacionais (Neuma Kelen) e regional (Mateus Silva) juntamente com o Chefia Nacional do Gabinete de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (Elias Vaz) para discutirem temas caros para a categoria de Peritos Papiloscopistas.
Na oportunidade ficou acertada a presença da ABRAPOL, ASBRAPP e FENAPPI no debate da lei geral das perícias que está no Ministério da Justiça e certamente serão comunicados para o aperfeiçoamento do texto. Buscou-se o apoio para inclusão na PEC 76 e de forma explícita a área de Identificação, que assim, para se chegar a um consenso, haveria a necessidade de sentarem com os pares e discutirem como chegar a esse patamar. Neste ponto o Gabinete poderá intermediar para que os profissionais busquem construir objetivamente e da forma que melhor servir a contento a sociedade, sem exclusividades que prejudiquem o trabalho das partes.
Outros temas abordados como quebra de vetos da LOPC (Lei Orgânica das Policias Civis) e ADI 4354 deverão ser tratadas de forma inteligente e pontual em outros contextos fora do MJ.