Há cerca de um mês (20/04/2024), foi preso em flagrante um indivíduo (F.A.D.J.) quando tentava instalar dispositivo de coleta e clonagem de dados e captura de credenciais (conhecido como chupa-cabra), para cometimento de furto mediante fraude nos terminais eletrônicos da agência da CEF da cidade Pacajus (interior do Ceará), sendo levado para a Superintendência da Polícia Federal em Fortaleza, onde foi instalado um IPL na DELEFAZ/DRPJ/SR/PF/CE.
Com o documento apresentando indícios de fraude, eis que sendo requisitado ao Núcleo de Identificação – NID/DREX/SR/PF/CE para que se fizesse a identificação criminal e, após conseguido o prontuário civil contendo fotos da face e impressões digitais diretamente com o Instituto de Identificação do Rio Grande do Norte e sendo realizado os exames de comparação facial forense e papiloscópica por aquele NID, constatou que se tratava de pessoas diferentes. Após a pesquisa nos sistemas de reconhecimento facial da PF e realizado os exames de comparação facial forense e papiloscópica foram elaborados os respectivos laudos periciais, confirmando a verdadeira identidade do conduzido.
Constatou ainda que contra o indivíduo havia um Mandado de Prisão em aberto expedido pela 1ª Vara das Execuções Penais da Comarca de Fortaleza. De posse dos laudos e constatando que a foto e a impressão digital contidas na carteira de identidade correspondiam às biometrias do preso, foram tomadas as demais providencias para que a justiça fosse feita a contento.
“Nos orgulhamos com a proatividade e competência dos Papiloscopistas Policias Federais deste imenso Brasil, que com suas expertises fomentam provas robustas e muito contribuem para que a justiça seja feita” (PPF Regis – Presidente da ABRAPOL)