Papiloscopista Policial Federal da Delegacia de Foz do Iguaçu teve artigo publicado em um prestigiado periódico científico internacional. O trabalho intitulado Review of Da Identificação By Galdino Ramos foi incluído na edição atual (74/3) do Journal of Forensic Identification, órgão oficial da International Association for Identification (IAI), a maior e mais antiga organização forense do mundo.
A tese “Da Identificação”, defendida em 1906 pelo médico Galdino Ramos, serviu de base para a formulação da regra tripartite de Locard, um critério utilizado até hoje para validar fragmentos de impressões digitais. Apesar de sua relevância, a existência de uma cópia da obra era desconhecida até recentemente, e Galdino Ramos quase foi esquecido pela história. Especialistas forenses renomados, como Christophe Champod e Glenn Langenburg, consideravam “Da Identificação” a última peça ausente no contexto histórico da regra de Locard.
Após quase cinco anos de investigações, foi constatado que “Da Identificação” foi o primeiro estudo brasileiro a tratar da identificação humana por meio de impressões digitais sob uma abordagem médico-legal.
O artigo Review of Da Identificação By Galdino Ramos recupera uma parte crucial da história da ciência forense e contribui para o reconhecimento do legado de um importante médico brasileiro. Além disso, a publicação eleva a posição do Brasil no cenário internacional e ressalta a excelência dos servidores da Polícia Federal.
Nossos parabéns ao Papiloscopista Policial Federal Gabriel Gomes e ao Professor Raul Matsushita, da UnB, coautores do artigo.