A Polícia Federal teve participação de destaque na 15ª edição da LAAD Defense & Security, a maior feira de segurança e defesa da América Latina, realizada entre os dias 1º e 5 de abril, no Rio de Janeiro. A presença da PF foi coordenada pelo Instituto Nacional de Identificação (INI), em parceria com o Instituto Nacional de Criminalística (INC), reunindo profissionais especializados para representar a instituição no evento.
A feira contou com a presença de delegações de mais de 60 países, autoridades de segurança pública e defesa, além de representantes da indústria de tecnologia voltada para as Forças Armadas, Polícias e agências governamentais. Nesse cenário de intercâmbio e inovação, os Papiloscopistas Policiais Federais brilharam com demonstrações tecnológicas e periciais que chamaram a atenção dos visitantes.
No estande da Polícia Federal, os PPFs apresentaram o sistema ABIS, equipamentos portáteis para coleta e consulta de impressões digitais e tecnologias multiespectrais utilizadas em perícias papiloscópicas. Um dos principais destaques foi a simulação de uma cena de crime com morte violenta, realizada em conjunto com os Peritos Criminais Federais do INC. Durante a atividade, os Papiloscopistas demonstraram suas técnicas periciais e o uso dos equipamentos para autoridades, visitantes e profissionais da área.
A equipe também expôs casos emblemáticos resolvidos com o apoio da perícia papiloscópica e apresentou o Projeto Higidez e Integração dos Sistemas de Identificação, desenvolvido pelo Núcleo de Identificação da PF no Amapá. O projeto foi o vencedor do primeiro concurso de inovação da Polícia Federal, o iNOV-PF, e chamou a atenção por sua abordagem eficiente e integrada.
A equipe do INI na LAAD foi composta pelos PPFs Mário Castro, Maurício Tibúrcio, Renan Bittencourt e Hiago Phelipe. Os PPFs João Paulo Batista e Hugo Leonardo Ribeiro, da Superintendência Regional de Minas Gerais, também participaram das demonstrações. O PPF Luigi Moro, da SR/AP, foi o responsável por apresentar o Projeto Higidez.
A atuação dos Papiloscopistas na LAAD 2025 reafirmou o papel essencial da perícia papiloscópica nas investigações criminais, além de evidenciar o compromisso da Polícia Federal com a inovação tecnológica e a excelência profissional.




