Com foco na valorização da categoria e na construção de uma programação significativa, representantes do Setor de Apoio ao Policial (SAOP/INI) reuniram-se remotamente, na segunda-feira (6), com o Diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI), PPF Fernando Rezende, para tratar dos preparativos da Semana do Papiloscopista, que será celebrada entre os dias 25 e 29 de agosto de 2025, em Fortaleza, Ceará e que terá a ABRAPOL como apoiadora exclusiva.
Participaram da reunião a chefia do SAOP, PPF Régis, e o servidor PPF Celso Zuza, quando apresentaram propostas e discutiram ações integradas para marcar a semana dedicada aos papiloscopistas da Polícia Federal e que tanto sucesso já fez nas edições anteriores.
No encontro virtual, foram debatidas ideias para palestras técnicas, exposições, atividades de integração e momentos de reflexão, como temas já conversados com alguns colegas do Brasil e todos voltados ao fortalecimento da categoria e ao reconhecimento da excelência técnico-científica que sustenta esta perícia oficial. Sobretudo foi solicitado a intervenção da Diretoria do INI para debater com a Diretoria de Polícia Administrativa ( DPA ) a viabilidade da realização da SP2025 mesmo fora de Brasília e com eventuais limitações orçamentárias. No dia 12 de maio, o DPA fez uma visita técnica ao INI, quando foi conversado acerca desta portentosa semana de estudos técnicos. Na manhã do dia 13 de maio, será conversado com os Diretores Regionais da ABRAPOL de todo o Brasil sobre a importância deste evento e conscientização para unir forças em prol deste projeto.
O chefe da SAOP destacou a importância de realizar o evento em outro estado, como o Ceará, como forma de ampliar o alcance e fortalecer a presença da Polícia Federal em diferentes regiões do Brasil. “Esse evento em Fortaleza é uma excelente oportunidade para integrar ainda mais os papiloscopistas de diversas unidades da Federação e valorizar os profissionais que, muitas vezes, estão distantes dos grandes centros”, afirmou o chefe do SAOP.
A parceria entre a Direção do INI e o SAOP/INI garantirá uma programação diversificada e abrangente. Mais próximo da SP2025, a agenda oficial da Semana do Papiloscopista será divulgada.
