Durante agenda institucional realizada na Superintendência Regional da Polícia Federal no Pará (SR/PF/PA), a Associação Brasileira de Papiloscopistas Policiais Federais (ABRAPOL) realizou a entrega de exemplares dos livros “Biometrias”, “Além da Missão” e “Pão Diário” a diferentes unidades e instituições parceiras da Polícia Federal e da área de identificação no estado.
A iniciativa integra as ações da ABRAPOL voltadas à valorização da produção técnico-científica, ao fortalecimento institucional e à promoção de conteúdos que contribuem tanto para o aprimoramento profissional quanto para a reflexão pessoal dos servidores.
Foram contempladas com os exemplares as seguintes instituições:
• Superintendência Regional da Polícia Federal no Pará (SR/PF/PA)
• Núcleo de Identificação da Polícia Federal no Pará (NID/PA)
• Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Pará (SINPEF/PA)
• Diretoria de Identificação “Eneias Martins” – Polícia Civil do Estado do Pará (DIDEM/PA)
O livro “Biometrias: Das Teorias às Aplicações”, publicado pela ANP Editora, representa uma importante contribuição técnico-científica para o campo da identificação humana e das tecnologias biométricas. A obra apresenta os fundamentos teóricos e as aplicações práticas das principais modalidades biométricas utilizadas atualmente em sistemas de identificação e segurança, reunindo conhecimentos produzidos por Papiloscopistas Policiais Federais com ampla experiência na área.
A relevância da obra foi destacada durante sua solenidade de lançamento realizada no Senado Federal, em 2 de julho, evento que contou com a presença de autoridades do Poder Legislativo, dirigentes da Polícia Federal, representantes de forças de segurança nacionais e internacionais, além de colegas e familiares dos autores. A cerimônia foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Polícia Federal, interpretados pelo saxofonista brasileiro Leriandre Silva.
Saiba mais: Lançamento do Livro Biometrias: Das Teorias às Aplicações foi um sucesso no Senado Federal.
Já a obra “Além da Missão – Saúde Integral no Ambiente Policial” reúne reflexões sobre os desafios e a realidade vivida pelos profissionais da segurança pública, abordando temas relacionados à saúde física, emocional e ao equilíbrio necessário para o exercício da atividade policial.
Construído com a colaboração de cerca de 50 autores, entre policiais federais, policiais civis, policiais militares e profissionais da área da saúde, o livro propõe uma reflexão sobre a importância de olhar para o policial para além da missão operacional, reconhecendo também sua dimensão humana, familiar e social.
A obra foi apresentada oficialmente pela Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais no dia 25 de fevereiro, no auditório do Instituto Nacional de Identificação (INI), em Brasília/DF, durante solenidade marcada por homenagens à categoria.
Leia também: Livro “Além da Missão” é apresentado no INI em solenidade com homenagens à categoria.
O evento marcou a continuidade de uma trajetória que teve início com o pré-lançamento realizado em 27 de novembro de 2025, na Academia Nacional de Polícia, reunindo profissionais da segurança pública e especialistas da área de saúde.
Confira também: Pré-lançamento do livro “Além da Missão – Saúde Integral no Ambiente Policial” na Academia Nacional de Polícia.
Posteriormente, a obra teve seu lançamento oficial nacional no dia 29 de janeiro de 2026, nas dependências do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (SINPEF/MG), consolidando-se como um importante instrumento de reflexão sobre a saúde no contexto da atividade policial.
Veja também: Lançamento do livro “Além da Missão – Saúde Integral no Ambiente Policial” no SINPEF/MG.
Complementando a entrega, os exemplares do “Pão Diário” foram oferecidos como forma de incentivar momentos de reflexão, espiritualidade e fortalecimento pessoal, valores que também fazem parte da construção da vida profissional e do equilíbrio necessário ao exercício das funções policiais.
Durante a visita institucional, o presidente da ABRAPOL, PPF Régis, realizou a entrega do livro “Além da Missão” ao Delegado Regional Executivo da Superintendência Regional da Polícia Federal no Pará, Marco Berzoini Smith, em reconhecimento à parceria institucional e ao apoio às iniciativas voltadas ao fortalecimento da identificação humana e da atividade policial.
Na ocasião, o chefe do Núcleo de Identificação da Polícia Federal no Pará (NID/PA), Papiloscopista Policial Federal Luiz Augusto Mota Nunes de Carvalho, também recebeu exemplares das obras entregues pela ABRAPOL, reforçando o compromisso da unidade com o desenvolvimento técnico e científico da identificação humana.
O vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Pará (SINPF/PA), Cesar Pauxis Urbano, também recebeu exemplar da obra “Além da Missão”, simbolizando a integração entre as entidades representativas e o compromisso comum com o fortalecimento institucional da Polícia Federal.
Saiba mais: ABRAPOL homenageia Papiloscopistas Policiais Federais na SR/PF/PA.
Os exemplares também foram entregues à Diretoria de Identificação “Eneias Martins” (DIDEM), da Polícia Civil do Estado do Pará, representada por seu diretor, Jorge Luiz Almeida Nascimento, fortalecendo os laços institucionais entre os órgãos responsáveis pela identificação humana e reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento técnico e científico da área.
Saiba mais: ABRAPOL realiza visita institucional ao Instituto de Identificação do Pará (DIDEM).
A ação reforça o compromisso da ABRAPOL com a valorização do conhecimento, a integração entre as instituições e o reconhecimento da importância da papiloscopia e da identificação humana para a segurança pública brasileira.
“Essas obras representam mais do que livros. Elas carregam conhecimento, experiências de vida e reflexões construídas por profissionais que dedicam suas trajetórias à segurança pública e à identificação humana. Ao compartilharmos esses materiais com as instituições parceiras, reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento da nossa área, com a valorização dos profissionais e com a construção de uma cultura de conhecimento, cuidado e responsabilidade com aqueles que servem à sociedade.”
— PPF Régis, presidente da ABRAPOL


