Devido ao Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições, a Superintendência da Polícia Federal do Estado do Espírito Santo juntamente com a Secretaria da Justiça (Sejus), inauguraram recentemente a Sala de Cadastramento Biométrico Digital e Facial no Centro de Triagem de Viana (CTV).
Os Policiais penais serão responsáveis pela coleta de informações (biometria) para alimentação e integração dos dados ao banco nacional (ABIS), permitindo o cruzamento daqueles com o robusto sistema integrado de identificação biométrica da Polícia Federal, que é administrada pelos Papiloscopistas Policiais Federais, visando a verificação de consultas de impressões digitais e reconhecimento facial. Atualmente, a plataforma conta com cerca de 35 milhões de registros de pessoas.
O objetivo é a integração de dados dos presos do sistema prisional capixaba ao sistema do Instituto Nacional de Identificação (INI), que atuou de forma magistral para a concretização deste trabalho, e permitirá a comparação de informações biométricas da população carcerária com os perfis já armazenados pela Polícia Federal.
A ABRAPOL parabeniza o protagonismo do INI na construção deste projeto (PPF Régis – Presidente da ABRAPOL)