Na I Semana de Atenção à Saúde do Homem, ocorrida no período de 6 a 10 de novembro na Academia Nacional de Polícia Federal, a ABRAPOL mais uma vez demonstrou na prática, apoiando e fazendo-se presente em importante evento, o quanto de fato preocupa-se com a saúde do servidor. A Polícia Federal tendo mais de 70% do quadro de seus servidores compostas de homens acerta em investir em conhecimento e atenção à saúde deles. Ademais, a saúde dos servidores é um tema de destaque para o Projeto de Transformação Organizacional NOVA PF80, no qual consta expressamente como programa estratégico: O servidor no centro das atenções: cuidar do bem-estar e da saúde das pessoas que fazem a PF, expandir e aprofundar as iniciativas voltadas à saúde e ao bem-estar do servidor, priorizar e monitorar permanentemente as taxas de suicídio e índices de adoecimento por transtornos psicológicos.
A ABRAPOL apoiou e continuará apoiando as ações que fomentem a assistência e atenção à saúde de seus associados e neste aspecto, dos homens integrantes da polícia federal, já que o cuidado com o bem-estar físico e mental destes indivíduos é fundamental para a qualidade de vida de todos do departamento. Tais ações buscam atender à necessidade de se considerar a saúde do homem de acordo com suas peculiaridades.
De fato, culturalmente, o cuidado com a saúde é entendido como uma função no domínio do feminino, e, portanto, recorrentemente negligenciada pelos homens. Além disso, o adoecimento para estes indivíduos remete a uma noção de fraqueza e incapacidade que afeta sua identidade, especialmente quando implica em afastamento do trabalho, levando a sensações de impotência e vergonha.
O evento geral terminou com a palestra de encerramento do Dr. Dráuzio Varela, ocorrida no dia 10/11/23 às 11hs, no Teatro de Arena da ANP. A ABRAPOL apoiou e participou ativamente do importante momento, inclusive do almoço oferecido aos convidados presentes.
“O mês de Novembro está acabando mas não o cuidado que devemos ter com a saúde do homem.” (PPF Régis – Presidente da ABRAPOL)