Entre os dias 23 de junho e 4 de julho de 2025, a Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia realizou o Curso de Comparação Facial, iniciativa voltada à capacitação de policiais no uso dos sistemas de pesquisa facial atualmente disponíveis.
O curso teve como objetivo qualificar os servidores para a realização de análises e comparações faciais com mais precisão, rapidez e segurança. A formação contribui diretamente para a produção de documentos técnicos fundamentados em requisições formais, além de fortalecer o incremento de biometrias nos sistemas da Polícia Federal.
A capacitação contou com a participação de papiloscopistas da SR/PF/RO, da SR/PF/AP, da DPF/Ji-Paraná/RO e da Polícia Civil do Estado de Rondônia, reforçando a integração institucional e o compartilhamento de conhecimento técnico entre os profissionais da área de identificação humana.
Durante os dias de formação, os participantes também vivenciaram momentos de confraternização com coffee breaks ofertados pela ABRAPOL, o que favoreceu o estreitamento de laços entre os colegas e a valorização do trabalho em equipe.
O curso contou com o apoio da ABRAPOL, sempre pronta para incentivar a realização deste e de todos que precisem, reafirmando seu compromisso com a qualificação profissional e o fortalecimento da papiloscopia no país. A presença da Associação no evento representa o reconhecimento da importância da formação contínua e do intercâmbio técnico entre as instituições.
“A ABRAPOL se orgulha de apoiar iniciativas como essa, que promovem o constante aperfeiçoamento técnico e científico dos papiloscopistas policiais federais, fortalecendo a identificação humana no Brasil.” – PPF Régis, Presidente da ABRAPOL