A COGER/PF convidou as entidades de classe para uma apresentação, no dia 02 de abril, sobre a mais nova atualização do sistema E-pol (sistema eletrônico que controla as atividades de polícia judiciária), o módulo Gestão de Tarefas.
A nova ferramenta tem como objetivo promover a celeridade, controle e registro das atividades e prazos relacionados às investigações policiais. Agora, o presidente do inquérito poderá definir tarefas, de maneira desburocratizada, para os demais membros da equipe de investigação.
O sistema registrará quem foi incumbido de uma determinada tarefa, como a perícia papiloscópica, por exemplo, o prazo para execução do laudo, se existe pendência no inquérito relacionada a algum servidor, entre outras ações possíveis dentro dos processos de polícia judiciária.
É esperado que os servidores tenham certo receio, pois agora será possível ver o andamento de processos relativos aos IPLs de cada servidor. Os dados serão extraídos e transformados em informações gráficas, através das ferramentas de BI, podendo ser visualizado de forma rápida o ritmo de trabalho de todos os policiais.
A princípio, a própria COGER afirmou que a finalidade da ferramenta é garantir a gestão adequada das atividades da PF. Não podemos discordar de que a atribuição de tarefas, prazos para realização, verificação de pendências e notificações de atraso são de fato atividades de gestão. Ao que parece, a ferramenta vem para aumentar o grau de excelência das atividades da polícia.
O cumprimento de prazos nunca foi uma dificuldade da categoria, e é sábio entender o momento como oportunidade para integrar o novo módulo do E-pol com o sistema em desenvolvimento pelo PPF Fabrício, do NID/RN, aumentando a integração entre os integrantes da investigação e proporcionando à própria autoridade policial (delegado) um leque de ferramentas e quesitações disponíveis que podem ser requisitadas ao NID, conforme exigir a investigação em curso.
A ABRAPOL participou ativamente de duas relevantes reuniões institucionais no âmbito da Polícia Federal. A primeira foi realizada no dia 21 de março e a segunda no dia 2 de abril. Em ambas, a associação esteve representada por seu Vice-Presidente, Rodrigo Clemente, que teve a oportunidade de apresentar suas considerações e contribuir para o debate de temas de grande importância para a categoria.