No dia 10 de fevereiro de 2026, a ABRAPOL realizou importante agenda institucional no Estado do Pará, fortalecendo o diálogo e a cooperação entre as instituições de identificação.
A visita contou com a participação do chefe do Núcleo de Identificação da Polícia Federal no Pará, Luiz Augusto Mota, sendo a comitiva recebida pelo Diretor de Identificação da Polícia Civil do Pará, Jorge Luiz Almeida Nascimento, titular da DIDEM – Diretoria de Identificação “Eneias Martins”.
Na ocasião, outras lideranças também participaram da reunião, promovendo um ambiente de diálogo institucional qualificado e construtivo, com foco no fortalecimento da cooperação técnica e da interoperabilidade dos sistemas de identificação.
Compuseram a mesa o presidente da Associação dos Papiloscopistas do Pará (ASPPEPA), PPC Antônio Pedro de Oliveira Machado, além de diretores da entidade, representantes técnicos e chefias do Instituto de Identificação, promovendo um ambiente de diálogo institucional qualificado e construtivo.
Diálogo interinstitucional e fortalecimento da cooperação
Entre os temas abordados, destacou-se o evento de homenagem aos papiloscopistas realizado no dia 5 de fevereiro, no Senado Federal — momento histórico de reconhecimento nacional da categoria.
Também foi enfatizada a importância do diálogo permanente entre a Polícia Federal e a Polícia Civil do Pará, especialmente na atuação dos peritos oficiais de identificação, reforçando a necessidade de interoperabilidade entre sistemas biométricos e integração tecnológica.
Durante a agenda, houve ainda visita ao diretor estratégico da Polícia Civil, delegado Vicente Leite Barbosa, responsável pela documentação relacionada ao Acordo de Cooperação Técnica assinado na mesma data, 10 de fevereiro, pelo superintendente da Polícia Federal no Pará. O acordo fortalece o intercâmbio de informações, a ajuda mútua e a cooperação técnica entre as instituições.
Visita técnica aos setores do Instituto
Após a reunião institucional, foram visitados diversos setores do Instituto de Identificação, incluindo:
Arquivos criminais
Setores técnicos de papiloscopia
Núcleo do ABIS
Equipes de papiloscopistas, inclusive das turmas mais recentes
O momento foi marcado por diálogo direto com os profissionais que atuam na linha de frente da identificação humana, fortalecendo vínculos e reafirmando o compromisso institucional com a valorização da categoria.
Uma agenda produtiva e estratégica
A visita foi considerada extremamente produtiva e estratégica, evidenciando a relevância da articulação institucional promovida pela ABRAPOL. O fortalecimento das parcerias estaduais, a integração de sistemas e o reconhecimento do papel técnico-científico dos papiloscopistas são pilares fundamentais para o avanço da identificação humana no Brasil.
A ABRAPOL segue atuando de forma propositiva, construindo pontes, promovendo diálogo e consolidando a identidade e a importância dos Papiloscopistas Policiais Federais em todo o país.





