A tecnologia de reconhecimento facial tem se mostrado uma ferramenta essencial para a segurança pública e o bem-estar da sociedade. No último sábado (15), um exemplo prático dessa inovação foi registrado em Volta Redonda, quando uma adolescente de 13 anos, considerada desaparecida, foi localizada graças ao sistema operado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
O sistema de câmeras identificou a jovem no banco de dados da Polícia Civil, gerando um alerta imediato para as equipes da Operação Segurança Presente. A rápida atuação dos agentes possibilitou a abordagem da adolescente na Vila Santa Cecília, precisamente em frente ao estabelecimento onde sua mãe trabalha.
Durante a abordagem, a mãe da jovem relatou que havia registrado o desaparecimento da filha no ano passado, mas não oficializou o reencontro junto à delegacia. Diante disso, ambas foram encaminhadas à 93ª DP para regularizar a situação e atualizar o registro da menor.
Para o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, a localização da menor com o uso das câmeras de reconhecimento facial mostra a importância da tecnologia no aspecto social. “A adolescente já havia aparecido, mas a mãe não havia dado baixa no registro na delegacia. Esse caso demonstra a importância do sistema, que não serve apenas para a captura de foragidos da Justiça ou indivíduos com pendências criminais, mas também auxilia as pessoas a encontrarem desaparecidos”, pontuou o Coronel Henrique.
O uso da tecnologia para causas sociais e de segurança demonstra como a inovação pode ser aliada da população, garantindo respostas rápidas e eficazes em situações críticas. Dessa forma, Volta Redonda demonstra seu compromisso com a inovação tecnológica para promover mais segurança e qualidade de vida à população.
