O DREX da Superintendência do Mato Grosso DPF Cristiano Nascimento dos Santos entregou a placa alusiva a vitória no Concurso da ABRAPOL aos colegas Papiloscopistas Policiais Federais daquele estado na data de 19 de setembro de 2024.
O Núcleo de Identificação da Superintendência Regional de Mato Grosso foi premiado categoria dos “Laudos Papiloscópicos ou de Comparações Faciais com impacto para a sociedade em 2022/2023”, com o apoio de unidades de identificação das Delegacias no Estado. Trata-se de laudos papiloscópicos produzidos no contexto da Operação Sangradouro, deflagrada pela Delegacia de Polícia Federal em Barra do Garças/MT (DPF/BRG/MT).
Resumidamente, a operação investigou a ocorrência de centenas de fraudes previdenciárias advindas de falsificação ideológica de documentos de identidade de indígenas, com o propósito de requerer aposentadorias especiais rurais por idade e empréstimos bancários. Assim, a investigação levantou mais de 650 possíveis nomes falsos, sendo necessário identificar quais seriam os nomes inicialmente registrados destes investigados. Nesta etapa da operação, o trabalho dos Papiloscopistas foi imprescindível para a confirmação da fraude e demais desdobramentos do caso. Ao longo dos anos de 2022 e 2023 foram elaborados centenas de Laudos Papiloscópicos que atestaram as fraudes. Laudos estes produzidos por PPFs lotados em todo o estado, numa ação conjunta entre o NID/DREX/SR/PF/MT, as Unidades de Identificação das Delegacias de Rondonópolis e Sinop, bem como com o próprio Instituto de Identificação da POLITEC de Mato Grosso.
Trata-se de um caso de repercussão nacional e com relevante impacto para a sociedade, dado o prejuízo ao erário já consumado de mais de 63 milhões de reais e prospectivo evitado de 300 milhões de reais aos cofres públicos, além de identificar e coibir um modus operandi que possivelmente envolve corrupção em órgãos públicos. Outra informação relevante é que a justiça tem suspendido os benefícios fraudulentos no caso de confirmação da falsidade ideológica por meio de Laudo Papiloscópico, reforçando a importância do trabalho dos Papiloscopistas. A Operação Sangradouro foi veiculada em diversos meios de comunicação, como, por exemplo, o programa Fantástico da TV Globo.
A ABRAPOL ofereceu um coffebreak aos colegas para celebração de mais uma vitória importante para a categoria. O espírito de colaboração e união entre os pares é uma marca da gestão “Construindo Pontes”.
“A ABRAPOL continuará destacando os trabalhos relevantes da categoria dos nossos Peritos em Identificação e dando a importante visibilidade necessária para a valorização destes profissionais, bem como homenageando estes atores protagonistas de trabalhos tão valiosos para que a justiça seja feita” (PPF Régis – Presidente da ABRAPOL)