Realizado no período de 16 a 18 de setembro no Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília Alvorada, o Congresso da Cidadania Digital de 2024, um evento de referência na promoção e discussão dos avanços da cidadania e da identificação no Brasil cumpriu todos os seus objetivos e foi verdadeiro sucesso. A ABRAPOL, como sempre prestigiou esse portentoso evento, porque acredita que juntos somos mais fortes. O grande maestro do evento Célio Ribeiro (Presidente executivo da Abrid – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital), está de parabéns.
Apresentando as mais recentes inovações tecnológicas e aplicações práticas acerca dos benefícios da identificação civil e das assinaturas eletrônicas, grandes palestrantes, dentre eles o Papiloscopista Policial Federal Erismar Paixão, que representou também o Instituto Nacional de Identificação, que inclusive teve um espaço próprio no evento, abrilhantaram as discussões sobre a implementação eficaz daqueles conceitos em benefício de todos os brasileiros.
Contando com a presença das principais autoridades do Governo Federal, renomados especialistas do setor de identificação, além de oferecer um espaço único para a participação da sociedade civil. A união de esforços de todos os setores para impulsionar o desenvolvimento do nosso país por meio da cidadania digital continua firme e ver tantos diretores e representantes de institutos de identificação dos estados federados, foi uma alegria produto da certeza de que é possível avançar cada vez mais.
A implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o território nacional é um marco significativo para a nossa sociedade, proporcionando segurança e inclusão a cada cidadão, do recém nascido aos mais antigos de nossa nação. Foi muito gratificante e até simbólico inclusive ver a mais nova criança do Distrito Federal ter emitida a sua Carteira (a filha caçula Elisa do Presidente da ABRAPOL com dois meses completados no dia da abertura do evento pode ser honrada com tamanha ação). Inclusive o DIA NACIONAL DA IDENTIDADE CIVIL foi instituído no dia 16 de setembro através da LEI Nº 14.974, DE 16 DE SETEMBRO DE 2024.
Como apoiador institucional do Congresso da Cidadania Digital, a ABRAPOL se destacou mais uma vez como um agente de transformação, contribuindo ativamente para a construção da ponte para um futuro mais inclusivo e tecnologicamente avançado para o Brasil. A Diretoria Nacional da ABRAPOL, que se fez representar no evento pelo Presidente Régis, o Vice-Presidente Rodrigo Clemente e o Diretor de Ciências Pesquisas e Tecnologia Daniel Carvalho, ficam honrados por tamanha responsabilidade.
Em tempo:
“Hoje pela segunda vez, nossa homenagem especial, como tem se tornado tradição na gestão Construindo e Reconstruindo Pontes, vai para o Dr. Gino, como é conhecido, que entrou no concurso da Polícia Civil em 1994 para o cargo de Datiloscopista, bacharelou em Direito, foi Corregedor Geral da Polícia Científica do Amapá e hoje pela segunda exerce o cargo de Diretor do Departamento de Identificação Civil e Criminal da PCA, inclusive atuando por 10 anos na perícia Necropapiloscópica. O mesmo se fez presente no evento e pode receber de minhas mãos o livro Biometrias, escrito por Papiloscopistas Policiais Federais”
“Seguimos firmes homenageando e reconhecendo os profissionais em Identificação humana porque fortalece a identidade de heróis de nossa pátria” (Presidente Régis)