Entre os dias 13 e 18 de outubro de 2025, Papiloscopistas Policiais Federais ministraram o Curso de Utilização do Sistema ABIS – Módulo Person Expert, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A capacitação foi realizada no Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal, em Brasília-DF.
O curso teve como objetivo uniformizar procedimentos e capacitar profissionais estaduais em identificação humana, com foco no uso do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), especialmente no tratamento e análise de impressões decadatilares e palmares.
A interoperabilidade do sistema entre as instituições policiais é fundamental para o fortalecimento das rotinas de exame papiloscópico e para a confiabilidade da identificação civil e criminal em todo o território nacional.
A ação integra o Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e as Unidades Federativas para o uso do ABIS no Banco Nacional Multibiométrico (BNM), criado no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de apoiar investigações criminais de caráter federal, estadual e distrital.
Ao final da capacitação, 18 profissionais especialistas em identificação foram certificados e habilitados a acessar as funcionalidades do Grupo de Autorização ABIS Person Expert, conforme dispõe a Portaria DIREX/PF nº 52, de 2 de dezembro de 2022.
Participação da ABRAPOL
Durante o curso, os alunos receberam a visita do presidente da ABRAPOL, PPF Régis, que conversou com os participantes sobre o trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais (ABRAPOL), destacando as ações institucionais voltadas à valorização da categoria, ao fortalecimento técnico e científico dos profissionais e à ampliação do reconhecimento do papel da identificação humana na segurança pública.
O presidente também apresentou a obra “Biometrias – Das Teorias às Aplicações”, lançada no Senado Federal, que reúne capítulos escritos por especialistas da área e aborda as principais inovações e fundamentos da biometria aplicada à segurança pública.
👉 Acesse aqui a matéria completa sobre o lançamento do livro.
Valorização científica e cultural
Em um momento especial de confraternização, foram sorteados exemplares do livro “Biometrias – Das Teorias às Aplicações” entre os alunos do curso. Além disso, a ABRAPOL disponibilizou cópias do livro “Datiloscopia – A Determinação dos Dedos” (2ª edição), de autoria do Papiloscopista Policial Federal Marcos Elias Cláudio de Araújo, reforçando o compromisso da Associação com a formação técnica e científica contínua dos profissionais da identificação.



