A ABRAPOL orgulha-se de representar este cargo a nível nacional e parabeniza todos os papiloscopistas do Brasil pela comemoração do seu dia (05 de fevereiro) e por seu relevante trabalho na área de Identificação Humana.
Esses profissionais têm a atribuição legal de auxiliar na determinação da autoria dos delitos tanto na área de Impressões Papiloscópicas (digitais, palmares e até plantares) como na área de Comparação Facial, Representação Facial Humana (que engloba o retrato falado, exame prosopográfico, projeção de envelhecimento, de disfarces e reconstituição facial digital), pegadas e outras. Além disso tudo, exercem atividades de gestão e de alimentação do Sistema Nacional de informações Criminais (SINIC) e do ABIS. São ainda responsáveis por realizar as Perícias Papiloscópicas e até mesmo confeccionar as Carteiras Funcionais da Polícia Federal brasileira, dentre tantas outras atividades fundamentais para Identificação, seja civil ou criminal.
Estes Peritos Oficiais em Identificação Humana desempenham um serviço essencial no combate à criminalidade. Em 2024 a data marca o 121º ano desde o início do processo de identificação no Brasil, instituído pelo Decreto 4.764/1903, no Rio de Janeiro – Distrito Federal à época. É algo para de fato se orgulhar com uma atividade tão relevante e sedimentada para a Segurança Pública e Identificação Civil.
Nossas congratulações aos Papiloscopistas por exercerem com dedicação e garra este trabalho tão relevante para o nosso Brasil e pelos eficientes resultados demonstrados diariamente por todos os estados pelos demais profissionais da Identificação.
“Sinto orgulho desta categoria e me sinto honrado de representá-los pela Polícia Federal” (PPF Régis – Presidente da ABRAPOL)