Novos Assistentes Espirituais se formaram no dia 24 de agosto de 2023 no auditório da Polícia Rodoviária Federal em Brasília-DF. Estiveram presentes várias autoridades e o Presidente da ABRAPOL pode compor a mesa dos componentes das forças de segurança pública e militares e, oportunamente pode ser o orador da turma de formandos do curso.
Em menos de dois anos, o Ministérios Pão Diário capacitou 362 profissionais para atuarem no serviço de Capelania Assistente Espiritual. As turmas do primeiro semestre de 2023 da formação em capelania, tiveram suas formaturas em São Paulo – SP, Brasília – DF e Palmas – TO.
A meta dos Ministérios Pão Diário é até 2030, oferecer capacitação para 1000 capelães, tendo como objetivo servir 100 mil profissionais das Forças de Segurança e Defesa (Segurança Pública, Segurança Privada e Forças Armadas), para que prestem assistência espiritual com a perspectiva de proporcionar a valorização, qualidade de vida e bem-estar desses profissionais.
O curso foi criado em 2022, e foi organizado em cumprimento ao Acordo de Cooperação 01/2021 entre o MJSP/SENASP e Ministérios Pão Diário, como uma das respostas de enfrentamento das situações adversas de saúde espiritual e psicológica desses profissionais, como os casos de ideação suicida, suicídio, traumas pós ocorrências, agressividade, violência familiar, estresse, afastamentos no trabalho, vitimização, dilema relacionados à ansiedade existencial, sentido e propósito da vida. Ao tratar dessas situações, o serviço de capelania assistente espiritual, proporciona melhores condições de saúde integral dos profissionais da Segurança (Pública e Privada), além da Defesa.
Segundo o Fórum de Segurança Pública [1]“suicídios vitimam mais policiais do que confrontos em serviço. E Para prevenir que mais mortes ocorram, é preciso monitorar a saúde mental dos profissionais de segurança pública e dar visibilidade para os dados de vitimização policial”.
De acordo com os dados fornecidos pelas secretarias de segurança pública estaduais, em 2022, morreram 173 policiais assassinados e 82 por suicídio. Dentre os que foram mortos, 07 em cada 10 morreram durante o período de folga. Foram 40 policiais a mais assassinados em comparação com 2021.
É para este contexto que Ministérios Pão Diário, disponibiliza ferramentas como materiais didáticos, baseados em princípios cristãos, com mensagens diárias de motivação, dentre eles o Pão Diário Segurança Pública, que é escrito pelos próprios profissionais das Forças de Segurança e Defesa, sendo disponibilizado em formato de livro e aplicativo gratuito, e ainda especialmente a formação em Capelania Assistente Espiritual.
O foco da Capelania Assistência Espiritual é, prioritariamente, a assistência preventiva em situações de vulnerabilidade, a promoção do desenvolvimento pessoal e institucional. Esse serviço de assistência espiritual compreende o exercício de atividades de caráter religioso que transcendem os limites das confissões e credos religiosos. Quanto a Capelania Assistência Religiosa, se trata das atividades de cultos, a celebração de ofícios, dos integrantes da Instituição, conforme o credo professado da pessoa que recebe assistência. E quanto ao exercício do ofício de assistente de capelão ou capelão, o egresso deve ser recomendado por uma instituição religiosa e se associar a uma organização de capelania, que acompanhará a prática das atividades.
Para conhecer mais sobre a Capelania acesse o link do video clicando AQUI
Ezequiel Brasil Pereira; É capelão do PROARE – Programa de Assistência Religiosa e Espiritual da Fundação Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e Coordenador do Curso Formação em Capelania na Segurança Pública do Ministérios Pão Diário.
[1] O Silencioso Adoecimento Psíquico dos Policiais no Brasil, acessado em 18.09.2023, em URL: https://fontesegura.forumseguranca.org.br/o-silencioso-adoecimento-psiquico-de-policiais-no-brasil/



