A Polícia Federal (PF), por meio do Instituto Nacional de Identificação (INI), enviou no dia 25 de dezembro de 2024, uma equipe composta por quatro Papiloscopistas Policiais Federais (PPFs) para auxiliar nos trabalhos de identificação das vítimas do colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226, sobre o Rio Tocantins. O trecho ligava os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), na divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins.
O desabamento ocorreu por volta de 14h50 do dia 22 de dezembro de 2024. Até o momento da publicação desta matéria, foram confirmadas 14 mortes, três pessoas permanecem o desaparecidas e uma pessoa foi resgatada com vida.
A Superintendência Regional da Polícia Federal de Tocantins também enviou PPFs para prestarem apoio logístico no local do acidente. Os Papiloscopistas que atuaram no processo de identificação integram a equipe de Identificação de Vítimas de Desastres de Massa da PF. A PF reforça o compromisso com a sociedade em momentos críticos, colaborando diretamente nos esforços para a identificação de vítimas, fundamental para a dignidade das famílias atingidas. As ações dos Papiloscopistas enviados pelo INI foram conduzidas em estreita cooperação com as autoridades locais e outros órgãos envolvidos na operação.
“Parabéns aos PPFs envolvidos nesse trabalho fundamental para a sociedade e ao atual Diretor do INI pelo empenho e apoio aos policiais mobilizados” (Presidente da ABRAPOL).