O Papiloscopista Daniel Carvalho participou, entre os dias 20 e 26 de agosto, da 107ª Conferência Anual da IAI, onde teve, inclusive, a oportunidade de apresentar um trabalho de sua autoria. Tendo contado com o apoio financeiro da ABRAPOL, (juntamente com outras entidades), Daniel Carvalho relata no texto abaixo, sobre suas percepções a respeito de vivenciar o que é, para muitos, o principal evento sobre identificação no mundo. Ao final deste informativo, Daniel Carvalho nos oferece, em um resumo expandido, o que é a nova tecnologia de Deposição de Metal a Vácuo (DMV), recentemente adquirida pelo Núcleo de Identificação da Polícia Federal em Minas Gerais, sendo está a primeira instituição da América Latina a ter um instrumental como este destinado a procedimentos periciais. Conforme o próprio autor, foi uma forma de agradecer aos associados da ABRAPOL pela ajuda no evento da IAI em 2023.
A Associação Internacional para Identificação (IAI) é uma organização sem fins lucrativos fundada há mais de cem anos. A IAI possui cerca de 7.000 membros espalhados por praticamente uma centena de países. A missão do grupo é promover a ciência e a prática da identificação humana, contribuindo para a segurança pública, a justiça criminal e a ciência forense. Para tanto, a IAI promove publicações, conferências, treinamentos e programas de certificação.
Uma de suas mais famosas publicações é o “Journal of Forensic Identification”. Este periódico é uma revista científica revisada por pares que publica significativos artigos sobre pesquisa e prática em identificação humana. Outro produto muito conhecido são as conferências internacionais. Essas conferências são uma oportunidade para o compartilhamento de pesquisas e práticas com os mais diversos profissionais da área. Além disso, são oferecidos treinamentos e certificações para os profissionais de identificação humana.