Há uma semana (17 de abril), o presidente da ABRAPOL, esteve na sede da Polícia Federal em Brasília (DF) para uma visita institucional destinada a conhecer pessoalmente o novo Diretor de Polícia Administrativa (DPA), Fabrício Schommer Kerber. A recepção foi cordial e marcada por diálogos focados no fortalecimento da cooperação entre a Associação e a Polícia Federal.
Logo na chegada, PPF Régis foi apresentado ao diretor Fabrício Schommer Kerber, que assumiu recentemente a DPA. Durante a conversa, ambos ressaltaram a importância do trabalho conjunto para modernizar processos de identificação humana e valorizar os papiloscopistas em todo o país, sobretudo garantindo o funcionamento dos sistemas importantes de trabalho dos PPFs e a boa gestão institucional do INI, que inclusive garantiu o DPA, que continuaria nas mãos de PPFs.
Um dos pontos centrais do encontro foi a discussão da Semana do Papiloscopista 2025, que acontecerá de 25 a 29 de agosto, em Fortaleza (CE). Foi contemplada uma discussão durante a semana de apresentações e ciclo de palestras de trabalhos e projetos importantes na área de identificação humana, além da composição de grupos de estudos e mesas redondas, que abrilhantam o encontro de grandes profissionais da Polícia Federal vindo dos Núcleos de Identificação (NIDs) e Unidades de Identificação (UIDs) da Polícia Federal de todo o país. O DPA compreendeu o papel da ABRAPOL neste evento do INI e Fabrício Schommer Kerber manifestou apoio, destacando que a Semana será uma excelente oportunidade para compartilhar avanços tecnológicos e alinhar boas práticas entre a Polícia Federal, as polícias estaduais e a comunidade científica.
Como gesto de apreço, o presidente presenteou o diretor Fabrício Schommer Kerber com um exemplar do livro “Biometrias: das Teorias às Aplicações”, publicação recém‑lançada pela Academia Nacional de Polícia (ANP) que reúne pesquisas de ponta sobre identificação humana e tendências em automação pericial.
O encontro foi um marco positivo para fortalecer a parceria entre a ABRAPOL e a Diretoria de Polícia Administrativa. A troca de ideias sobre a Semana do Papiloscopista 2025, a valorização da categoria e o avanço das tecnologias biométricas revelou o compromisso mútuo de garantir a evolução contínua da identificação humana no Brasil. O presidente PPF Régis enfatizou que a colaboração com a DPA trará resultados significativos para o reconhecimento da importância dos papiloscopistas no sistema de segurança pública.
“A ABRAPOL continuará trabalhando em conjunto com a DPA para garantir e promover o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas, além de consolidar as conquistas da categoria.” (Presidente da ABRAPOL)

