O uso da tecnologia no combate ao crime segue trazendo resultados expressivos na Bahia. Nos últimos dias, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi fundamental para a prisão de nove foragidos da Justiça. As capturas aconteceram em Salvador e nas cidades de Vera Cruz e Ilhéus.
Entre os detidos, estavam pessoas procuradas por crimes como dívida de pensão alimentícia, furto, posse ilegal de armas, homicídio e violação sexual mediante fraude. Em Salvador, sete indivíduos foram identificados pelo sistema e presos por equipes do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM), das 16ª e 49ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs) e do Esquadrão de Polícia Montada. As prisões foram efetuadas após os alertas emitidos pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM).
Nas cidades de Vera Cruz e Ilhéus, outros dois procurados foram localizados e detidos por agentes do 23º BPM e da 68ª CIPM, respectivamente. Todos os presos foram encaminhados à Polinter, na capital, e às Delegacias das cidades onde ocorreram as prisões para cumprimento dos mandados judiciais.
Os números reforçam a eficiência da tecnologia no apoio à segurança pública. Somente em 2025, o sistema já possibilitou a captura de 469 foragidos. Desde sua implantação em 2019, foram realizadas 2.855 prisões com o auxílio da ferramenta.
