Tecnologia já auxiliou na localização de 14 pessoas desde o fim de 2024
A tecnologia tem se mostrado uma importante aliada na segurança pública e na proteção de vidas. No último sábado (24), um homem desaparecido foi localizado em Salvador (BA) por meio do sistema de reconhecimento facial implantado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
O cidadão circulava por áreas monitoradas da capital baiana quando foi identificado pelo sistema. A partir do alerta emitido, equipes da Polícia Militar realizaram a abordagem e conduziram o homem à delegacia, onde foram adotados os procedimentos legais. A ação possibilitou o reencontro com seus familiares, garantindo o desfecho positivo da ocorrência.
Desde o final do ano passado, o sistema de reconhecimento facial da SSP-BA já contribuiu para a localização de 14 pessoas desaparecidas, reforçando a importância da integração entre tecnologia e atividade policial no combate a esse tipo de ocorrência.
Cadastro de Pessoas Desaparecidas
O sistema está disponível para auxiliar em casos de desaparecimento, mediante manifestação da família no momento do registro da ocorrência. É necessário fornecer imagens atualizadas da pessoa desaparecida, laudos e outros documentos que possam contribuir com a identificação.
Quando a ferramenta detecta um possível desaparecido, um alerta é gerado automaticamente e as equipes de segurança são acionadas para a abordagem e condução. Após a localização, os familiares devem comparecer à unidade policial para concluir os trâmites legais.
“A ABRAPOL parabeniza os profissionais envolvidos por mais essa ação exitosa e reafirma seu compromisso com a valorização da atividade policial e a promoção de tecnologias que salvam vidas.” — PPF Régis, Presidente da ABRAPOL
