O Instituto de Identificação, vinculado à Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, está modernizando o processo de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos municípios do estado. A implementação do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) traz mais agilidade e praticidade, eliminando a necessidade de fotos 3×4, coleta manual de digitais e assinaturas em papel. Agora, todas as informações são registradas digitalmente no momento do atendimento.
Além da capital, Palmas, várias cidades já contam com a nova tecnologia, incluindo Arraias, Taguatinga, Dianópolis, Natividade, Formoso do Araguaia e Gurupi. O serviço também está sendo expandido para o município de Araguaína, na região norte, e para as cidades de Araguatins e Tocantinópolis, no extremo-norte, contemplando a área do Bico do Papagaio. A meta é que todas as unidades de atendimento e delegacias da Polícia Civil no estado adotem o novo sistema.
A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, destacou que essa inovação tem como principal objetivo melhorar o atendimento à população. “Com essas estações já em funcionamento, conseguiremos otimizar os serviços, proporcionando mais conforto e agilidade aos cidadãos que necessitam da emissão da carteira de identidade. O sistema moderno facilita o processo para o cidadão, especialmente para aqueles que buscam maior comodidade no processo”, afirmou.
A adoção do sistema biométrico reforça a importância da tecnologia na modernização dos serviços públicos, tornando os processos mais seguros, ágeis e confiáveis. Além disso, a viabilidade da implementação desse modelo em diferentes estados demonstra que a digitalização dos serviços de identificação é um caminho acessível e eficaz, permitindo que mesmo regiões mais remotas tenham acesso a um atendimento moderno e eficiente.